Que ter um negócio com uma conta pessoal no Instagram não dá certo, isso você já sabe (se não sabe, clique aqui urgentemente). Mas com o surgimento da conta de Criador de Conteúdo, muitos empreendedores começaram a ficar na dúvida sobre qual seria melhor para o seu negócio.
Para te ajudar a entender melhor a diferenciação dessas contas, listamos aqui as principais características para que você avalie e tome a melhor decisão na condução do desenvolvimento do seu negócio no mundo digital!
CONTA COMERCIAL
Voltada para empresas, esse tipo de conta é pública (não pode ser privada, como o perfil particular), e permite que você avalie pelo “Dashboard” dados detalhados sobre a sua conta, tais como geolocalização dos seguidores, dias e horários de maior interação, impressões, cliques no site, dentre outras métricas. Com essas informações você consegue entender o engajamento de seus clientes e a conversão de sua atuação para que o seu marketing seja cada vez mais certeiro quando implementado.
Além disso, com a Conta Comercial é possível ter ferramentas essenciais para o desenvolvimento do negócio no Instagram, tais como Instagram Shopping, para que a venda dos seus produtos sejam realizadas diretamente, de forma mais prática, rápida e com segurança para você e seu cliente.
Você ainda pode inserir no seu perfil diversos contatos diretos, por meio dos quais seus clientes encontrarão maior acessibilidade à sua empresa, o que é ótimo, pois quanto mais fácil e direto for o contato com seu público, mais confiança, segurança e credibilidade você terá junto a ele.
O “Direct Message”, por sua vez, é único e facilita a comunicação com o seu público, podendo ser integrado com a caixa de mensagens do Facebook e por sua vez com o próprio WhatsApp. Aqui, inclusive, você tem a possibilidade de enviar mensagens de forma mais rápida com os encurtadores para respostas rápidas (aquelas respostas que você precisa dar sempre, de forma repetitiva, sem precisar perder tanto tempo reescrevendo as mesmas).
Por conta de direitos comerciais, as contas comerciais têm acesso a músicas menos populares, mais desconhecidas em seus Reels e Stories. Essa, inclusive, foi uma das razões para que muitas pessoas mudassem para a conta de criador de conteúdo. Mas quando você se qualifica como empreendedor em sua conta (#ficaadica1), as demais músicas acabam por ser liberadas sem o menor problema! Outra forma de ter mais músicas com esse perfil de conta (#ficaadica2) é salvar todas as músicas que você ouvir nos Stories e Reels dos outros para utilizar quando bem quiser!
CRIADOR DE CONTEÚDO
Esse perfil tem uma proposta voltada para o famosos “Influenciadores”, bem como produtores de conteúdo digital. Muitos profissionais autônomos acabam optando por esse tipo de conta também, mas é preciso observar alguns detalhes que dependendo do que você tem a oferecer pode acabar sendo uma má escolha.
Da mesma forma que o perfil comercial, esta conta não comporta o uso de forma privada, sendo pública e visível para todos, como toda produção de conteúdo com o perfil de negócios deveria ser mesmo. As informações para avaliação de suas métricas também é disponibilizada, porém de uma forma mais simples do que aquela da Conta Comercial.
Nessa conta há uma variedade de características e identificações de prestadores de serviços digitais (como influenciador/blogueiro, e etc.), que não estão disponíveis em uma Conta Comercial.
Para a conta de Criador de Conteúdo existem diferentes caixas de entrada das mensagens, o que pode ser bom se você for alguém organizado, ou terrível e que te deixará mais confuso e com mais coisas pra entender e resolver se for uma pessoa distraída e desorganizada, pois pode acabar esquecendo de ver as demais, e com isso de responder e interagir com o seu público.
Criadores de Conteúdo não tem a opção, até o momento, de vender produtos por meio do Instagram Shopping, mas podem promover postagens ou anúncios avulsos por meio do Facebook Business, da mesma forma que uma Conta Comercial.
O que achou? Qual funciona melhor para você?