Cansada de se deixar levar pelas fake news acerca do Instagram? Então confira aqui os “7 Mitos e Verdades” que separamos para que você não fique refém de ações que não te levam a nada!
1 – O Shadowban não existe
Shadowban, para quem não sabe, é o bloqueio parcial ou total, pelo Instagram, de uma conta em razão do uso indevido de hashtags e de outras ações não condizentes com as políticas do Facebook (como comentários e curtidas repetitivas, por exemplo). Portanto, use hashtags que realmente sejam relevantes para o seu mercado, evite muitas hashtags em uma única postagem, bem como aquelas com cunho sexual ou impróprio. Deve-se evitar, ainda, a compra de seguidores e o uso de bots para comentários e engajamento.
2 – Apenas 7% dos seus Seguidores veem sua publicação
De tempos em tempos vemos postagens no Instagram, pedindo para que as pessoas postem a palavra “Sim” (ou alguma outra) em seus comentários. Mas isso não tem fundamento algum! O que acontece é que, de fato, o Instagram mostra seu conteúdo para apenas um percentual) acredita-se que é de 3% no orgânico, inclusive. A quantidade de pessoas que terão acesso à sua conta e ao seu conteúdo ampliará não pelo simples e aleatório comentário de algum. Mas pela constância das interações, que quanto maiores e mais frequentes forem, mais demonstrarão ao Instagram a importância daquilo que você tem a oferecer e, aí sim, você aparecerá para mais pessoas.
3 – Vídeos possuem mais relevância dentre seu conteúdo
Mais uma confusão é feita com essa afirmação… De acordo com informações prestadas pelo próprio Instagram, não há preferência por um conteúdo ou outro. Eles querem que você utilize os canais e ferramentas de sua plataforma como um todo. Contudo, é verdade que quanto mais tempo uma pessoa passar acessando, vendo e comentando seu conteúdo, mais ela ajudará que seus números junto ao algoritimo melhores e, com isso, seu conteúdo será mostrado para mais pessoas (como dissemos acima). No caso do vídeo, que costuma ser mais longo, as pessoas passam mais tempo ali, assistindo, do que simplesmente vendo uma imagem com uma legenda que por vezes nem muito longa é. Então ele pode te ajudar, sim, mas não significa que ele tenha maior relevância ou prioridade na apresentação do conteúdo em relação aos demais canais.
4 – A ordem de visualização dos Stories pra você é feita com base nas pessoas que mais te assistem
Essa informação andou circulando pelas redes sociais, mas provavelmente com base no famoso “telefone sem fio”, que brincávamos quando criança, conforme a notícia foi espalhando, mais distorcida ela foi. Na verdade, ela foi apresentada na forma oposta à real! A ordem dos Stories que aparecem para você é feita com base naqueles que você mais assiste, e não o contrário. O Instagram entende que o conteúdo daquela conta, que você sempre acompanha, é relevante para você, do seu interesse, e por isso prioriza ela na hora de apresentar os Stories disponíveis para você!
5 – Hashtags são relevantes
Alguns dizem que as hashtags são importantes, outros dizem que elas são irrelevantes… em que acreditar? Vamos analisar os fatos! Quando pesquisamos algum assunto dentro do Instagram, aparecem para nós contas, locais e até mesmo hashtags como resultados daquela pesquisa. Atualmente é possível, inclusive, não apenas seguir contas, mas também hashtags de assuntos que nos interessam. Se o Instagram liberou essa função adicional, então significa, por óbvio, que as hashtags têm sua relevância cada vez mais validadas pela plataforma. Afinal, por meio delas você pode não apenas atingir como ser achado por um público diferente daquele que te segue nas redes sociais! Então use, só não abuse, das mesmas.
6 – Hashtags só funcionam nos posts
As hashtags são estratégicas em todo e qualquer conteúdo que você poste no Instagram – IGTV, Reels, Feed e até mesmo Stories. Da mesma forma que as pessoa encontram seu conteúdo do Feed pesquisando por um assunto dentre as hashtags, elas terão acesso aos demais conteúdos, dos demais canais. Utilize hashtags estratégicas para aumentar suas chances de visibilidade dentre um público ainda maior e mais seleto.
7 – O Instagram foi criado por um brasileiro
Verdade! Apesar de atualmente o Instagram pertencer a Mark Zuckerberg, essa plataforma de rede social que iniciou como um local de compartilhamento de fotografias amadoras foi, sim, criada por um brasileiro! Mike Krieger, nascido em São Paulo, mudou-se para os Estados Unidos em 2004 para estudar em Stanford. Com formação em engenharia de software, ele foi convidado por Kevin Systrom para esse projeto que hoje cresce exponencialmente.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Deixe aqui seu comentário, dúvida e sugestão, e acompanhe-nos em nossas redes sociais!