Atualizado: 10 de Jul de 2020
Você costuma postar vídeos em suas redes sociais? Vídeos que tenham relação com o seu negócio?
Se não, então comece a pensar, a preparar e a postar ainda essa semana! E vou te dizer aqui o porquê!
Uma pesquisa revelou que em 2019 os brasileiros passaram cerca de 19h/semana assistindo vídeos nas sociais, número esse que certamente aumentou em 2020. Afinal, desde o início da pandemia, o Facebook (grupo ao qual pertence o Instagram)  registrou um aumento de mais de 50% nas Lives nos Brasil, número esse que chega aos 70% nos EUA. São cerca de 800 milhões de pessoa utilizando esse recurso por dia!
As Lives dos sertanejos estão aí bombando e seus números apenas corroboram essa tendência. Marília Mendonça está entre o TOP 3 no mundo, com 3,3 milhões de visualizações simultâneas, e 40 milhões ao todo durante a sua Live.
E você sabe por que isso acontece? Porque através dos vídeos as pessoas conseguem ver melhor quem está por trás de uma conta, saber o que está acontecendo e se sentir parte desse momento de alguma forma. É um modo de se relacionar melhor com o seu público!
E falando em relacionamento, esse é um dos pilares para o sucesso com seu público nas redes sociais, por isso é tão importante que você passe a gravar vídeos! Além disso, ao parar para assistir um vídeo em sua conta, seu seguidor passará mais tempo ali, o que contará positivamente a seu favor junto aos algorítimos e, consequentemente, seu conteúdo terá um alcance ainda maior.
Com os recursos tecnológicos que possuímos nos dias atuais, não é preciso de muito investimento para gravar (e editar vídeos) aí mesmo na sua casa, já que estamos todos em época de quarentena, de home office. Confira abaixo algumas dicas:

1. Conteúdo

Não basta publicar qualquer coisa! Tem que ser um conteúdo útil, de qualidade e estratégico! Fale sobre um tema que tenha relação com o seu negócio, e que ao mesmo tempo apresente informações, dicas e soluções para os seus clientes!
Você tem uma loja de produtos naturais? Que tal falar dos benefícios de alguns desses itens para a saúde?
Vende roupas ou bijoux? Já pensou em fazer uma apresentação acerca do que está na moda, de como combinar os looks para o dia a dia, para o trabalho com o happy hour?

2. Para a gravação

Utilize um celular que tenha uma resolução de qualidade. Ou quem sabe você ainda guarda aquela câmera filmadora  no fundo do seu armário, que filma com qualidade, e você nem se lembrava? É possível usar até mesmo o notebook para fazer suas gravações! Então só não grava quem não quer!
É importante se atentar para a luz também! Se puder utilizar luz natural, ótimo! Caso não seja possível, use soft boxes, ring light e outras opções mais que o mercado tem a oferecer, de todos os tamanhos e para todos os bolsos.
Hoje em dia é possível fazer gravações utilizando o microfone do computador, do celular e até mesmo aquele fone de ouvido com microfone. Mas se quiser investir um pouco mais, existem microfones de mesa e até mesmo de lapela que são acessíveis e fáceis de serem usados! Eles ajudam a minimizar os ruídos dos sons ambientes.

3. Edição de imagens

Se você puder contar com um editor de vídeos profissional, será ótimo! Afinal, esse pessoal estuda e se atualiza sempre para fazer o melhor na sua área. Mas se o seu bolso não permite nesse momento, isso também não é desculpa para você deixar de gravar e apresentar um conteúdo rico e estratégico para seu público!
Afinal, hoje em dia temos acesso a diversos aplicativos (muitos deles gratuitos) e que possuem tutorial ou que são simples e autodidáticos.
Você pode usar o Insight, Adobe Premier, Clips e o próprio TikTok para criar e editar vídeos e imagens para o seu negócio!
E por falar no Clips, ele é uma excelente ferramenta não apenas para edição das imagens do vídeo, mas também para inserir legendas! Isso mesmo, legendas! E sabe por que? Porque apenas 8% das pessoas assiste vídeos nas redes sociais com o som! Afinal, num momento normal de nossas vidas, utilizamos nossos celulares em ônibus, metrô, no intervalo do trabalho e faculdade, e em diversos outros momentos em que nem sempre é possível aumentar o volume do som, e isso facilita muito, dando mais acesso ao seu conteúdo às pessoas.

4. Tempo

Quando for se planejar quanto a gravação do seu vídeo, é importante se atentar para o canal onde o mesmo será publicado, pois cada um possui um tamanho, formato e tempo disponível. Nada impede que você reutilize esse conteúdo em plataformas diferentes, mas o planejamento correto é sempre importante para alcançar os resultados almejados! Então vamos observar algumas informações básicas e essenciais a esse respeito?
Instagram:
Feed: máximo de 60 segundos
Stories: máximo de 15 segundos por “bloco” – preferencialmente na vertical
IGTV: mínimo de 60 segundos e máximo de 60 minutos – preferencialmente na vertical
Facebook:
O ideal é que os vídeos nessa plataforma tenham no máximo 5 minutos – preferencialmente na horinzontal
YouTube:
Comporta vídeos de todos os tamanhos – preferencialmente na horinzontal

Gostou desse conteúdo? Foi útil para você? Deixe seus comentários e sugestões, e aproveite para acompanhar mais dicas em nosso Instagram e agora também em nosso YouTube!

Published On: 18 de January de 2021 / Categories: Sem categoria /

Subscribe and receive exclusive content.

Stay updated on the latest news, trends, and insights shared by us.