Há um ditado que diz “Na Internet nada se cria, tudo se copia”.
De fato vemos cada vez mais pessoas copiando umas às outras, pouco conteúdo original, com a essência daquele que o criou. Passamos pelo momento da raiva e revolta quando descobrimos que aquilo que estamos produzindo nas redes sociais está sendo copiado por outros, e depois vem o sentimento de alegria, porque entendemos que estamos sendo um referencial para pessoas que não têm a capacidade que temos de criar, transformar e inovar.
Já ouvi relatos de que até mesmo as fotos dos produtos de uma pessoa estavam sendo copiadas por sua concorrência – total falta de profissionalismo!
É importante observarmos nossa concorrência, sim, para entendermos o que está dando certo e o que há de errado, e com isso aprendermos com seus erros e acertos também. Mas copiar já é outra história.
Nosso negócio se torna diferente porque nele imprimimos nossa essência, propósito e identidade. Criar um conteúdo original, útil e diferenciado dá trabalho. E quando alguém “rouba” nossa ideia, ficamos chateados com toda razão. Mas sabe uma coisa que ninguém pode copiar? Seu rosto! Sua essência!
Quando criar algo muito legal para o seu público, que tal apresentar esse conteúdo através de um vídeo ou com uma foto em que você aparece também? Claro que nem sempre terá como você se fazer presente, mas isso já dificulta que outros venham a usar aquela mesma imagem que você postou.
Além disso, lembre-se de que você é único e especial, e aquilo que você tem ninguém mais tem. Só você pode oferecer! Então não se preocupe com as ações limitadas de cópia da concorrência… faça o seu melhor, insira toda sua dedicação e carinho no seu negócio, e mostre ao seu cliente que independentemente do que a sua concorrência tem a oferecer no mercado, seu produto ou serviço é ainda melhor por causa de você, do seu amor, do seu propósito, da forma com que você trata e lida com seus clientes. E isso, ninguém poderá copiar!
Qual é o seu diferencial? Qual a essência do seu negócio? Conta aqui pra gente!