Quando o assunto é #hashtag muita gente fica confusa e perdida, e às vezes sequer sabe disso, o que é ainda pior!
Então pra ajudar a esclarecer isso de vez, vamos tratar aqui da importância das hashtags, como usá-las a seu favor para otimizar sua eficácia e quais não usar!
A importância das Hashtags
Hashtags não são apenas frases bonitinhas, engraçadinhas e por vezes até “cortadas”/divididas entre diversas hashtags pra não ficar uma frase longa demais, como muitos artistas fazem a fim de brincar com o conteúdo abordado.
Elas são essenciais para que você possa atingir seu público-alvo, sendo imprescindível sua utilização em TODAS as postagens que você realizar. Uma hashtag pode (e deve) servir como elo entro o seu conteúdo e as pessoas que você quer alcançar.
Há plataformas sociais, como LinkedIn por exemplo, cujos algorítimos inclusive se valem da análise das hashtags que você segue para entender qual conteúdo ele deve lhe entregar. O intuito é apresentar em sua timeline aquilo que é do seu interesse. E o mesmo vale, por outro lado, para seus clientes!
No Instagram e no LinkedIn, além de seguir contas as pessoas também podem seguir hashtags, acompanhando o conteúdo referente à mesma para se manterem atualizadas sobre determinado assunto, para receber as novidades de antemão, dentre outras razões mais.
Por isso é muito importante usar as hashtags apropriadas, condizentes com seu negócio, mercado, serviço, produto, e também de interesse do seu público-alvo.
Como Usar as Hashtags
Antes de sair colocando um monte de hashtag aleatória em suas postagens tenha em mente as seguintes perguntas:
-
A que produto/serviço me refiro?
-
Qual é o momento a que o mesmo está relacionado?
-
Qual o seu contexto?
-
Qual ação que quero gerar aqui?
-
Qual o posicionamento que quero criar?
Suas respostas ajudarão na compreensão das melhor hashtags para o conteúdo que está sendo proposto, pois você utilizará palavras/frases que indiquem seu produto, nicho, comunidades relacionadas ao seu mercado, eventual festividade ou celebração de forma diretamente relacionada ao seu conteúdo.
Vale a pena estar sempre atento (pesquise) às hashtags mais utilizadas em seu mercado alvo, que faça sentido para aquilo que você está apresentando, e que tenha relação com o assunto abordado. Afinal, nem sempre aquilo que parece ser lógico para você é o que vem sendo pesquisado (#) pelos seus clientes nas plataformas de redes sociais. Alguns assuntos, por exemplo, são frequentemente pesquisados com a grafia errada, ou pelo seu nome popular ao invés de “técnico”, e em casos como esses é válido, por que não, usar dessa forma mesmo a fim de ser encontrado.
E não se esqueça de ter (e usar) hashtags específicas para o seu negócio, de forma que facilite a pesquisa do seu conteúdo por parte dos seus potenciais clientes. Na Conexão Zufe, por exemplo, sempre que um prospecto nos pergunta sobre nosso trabalho, sugerimos que o mesmo pesquise por #conexaozufe e #zufesocialmedia no Instagram. Como utilizamos a mesma em nosso conteúdo e no dos nossos clientes cuja gestão de redes sociais realizamos, o resultado serve como uma espécie de portfólio. E não se esqueça que as pessoas poderão, inclusive, seguir sua hashtag para acompanhar seu conteúdo.
Uso Indevido de Hashtags
O uso de hashtags genéricas, que são “trend” mas não têm relação alguma com o seu core business, ou até mesmo em outra língua, pode até aumentar o alcance da sua postagem, mas certamente será com as pessoas “erradas”, “desqualificadas”, que não trarão os resultados reais almejados. Isto porque essas pessoas não terão relação alguma com aquilo que está sendo de fato apresentado no seu post, com sua persona, e não se envolverão seguindo sua conta, comentando sua publicação e sequer comprando de você.
Além disso, vale lembrar que algumas plataformas de redes sociais permitem que o uso indevido de hashtags (neste caso, que não tenham relação com o que está sendo publicado) seja denunciado, o que pode gerar “penalidades”.
Algumas hashtags
podem causar ainda mais transtornos. Essas geralmente possuem conotação sexual, são palavrões ou de uso massivo. Dentre as principais podemos citar as abaixo:
#sextou (“Sex To You” – “Sexo Para Você”, em inglês) #meme ou #memes #loveit #humor #lol #like #follow #iphone #instagram #instagrammer #pornfood #sexual #excitada, #bunda #peitos #gostosa
O uso excessivo de hashtags também pode ser entendido como spam, e tanto isso quanto a utilização de hashtags como as acima mencionadas pode levar a alertas vermelhos, e eventualmente ensejar o shadowban (bloqueio temporário de ações) e até eventual cancelamento de sua conta. Certamente nada que valha a pena arriscar!
Quer saber mais sobre a política de uso de hashtags e outras ações mais no Instagram? Confira o site deles no link abaixo AQUI.
Conclusão
Portanto fique atento às hashtags que você for utilizar na sua próxima postagem, incentive seus clientes a utilizar suas hashtags personalizadas (além de fazer menção à sua conta) e tenha sucesso alcançando seu público-alvo de forma eficiente!
Gostou desse conteúdo? Foi útil para você? Fez sentido? Comente aqui e compartilhe!