Atualizado: 17 de Set de 2020
O que é? Para que serve? Que diferença fará?
Planejar, segundo o dicionário, significa “elaborar o plano”, “organizar plano ou roteiro de”.
Quando falamos de planejamento nas redes sociais, muitos pensam que se trata apenas de ter em dia as postagens que precisam ser realizadas. Mas o planejamento vai muito, muito além da simples edição e agendamento das postagens de uma semana ou mês na plataforma de rede social que melhor lhe atende.
O planejamento, por sinal, não basta por si só. É preciso empregar as estratégias corretas, fazer acontecer!

Objetivos:

Se queremos conquistar nossos objetivos, precisamos, antes de mais nada, entender quais são eles, onde queremos chegar, e o que precisamos fazer para isso. Somente após isso teremos consciência das ferramentas necessárias para desenvolver esse planejamento.
Se você está com o seu negócio nas redes sociais então sabe que ali você terá oportunidades incríveis, e por isso precisa ter muito bem esclarecido em sua mente, em seu Business Plan e no seu Plano de Marketing o que pretende com a sua presença digital.
A maioria das pessoas acha que um negócio se faz presente nas redes digitais apenas para vender mais, tendo como objetivo principal o aumento de suas vendas, e com isso ele se vale da possibilidade de vender diretamente seus produtos nessas plataformas. Mas os objetivos de um empreendedor pode ir muito além de suas vendas diretas.
Há empresas que usam as mais diversas plataformas sociais para lançar novos produtos, torná-los mais conhecidos, explicar como os mesmos funcionam ou são úteis e interessantes. Outras, no entanto, querem tornar seu nome mais conhecido, e por isso trabalham seu brandingali. Existem, ainda, aqueles negócios que aproveitam esses canais para construir um relacionamento com seus clientes,  a fim de entender cada vez mais e melhor as necessidades de sua persona buyer, criar mais credibilidade e confiança do seu público por estar mais próximo e conectado a ele. E esses são apenas alguns dos diversos objetivos que um empreendimento pode ter nas redes sociais.

Métricas:

Uma ferramenta que precisa estar no seu radar, que é gratuita e essencial para entender o comportamento do seu público nas plataformas de redes sociais em relação ao seu conteúdo, mas que nem todos conhecem e valorizam, são as métricas!
Não são apenas os likes e seguidores que contam! É preciso verificar os números relacionados ao alcance, as impressões, a descoberta da sua conta, quantos (e principalmente quais) posts foram salvos, compartilhados, como anda a interação através de comentários nas postagens e pelos Directs.
E cada avaliação desta precisa ser feita com base no seu objetivo. Vamos entender um pouquinho mais na prática acerca de qual métrica devemos avaliar com base na nossa meta?
– Brand Awareness – “Impressões”, “Alcance”, “Seguidores”.
– Conexão com a Comunidade – “Likes”, “Compartilhamentos”, “Comentários” e “Salvos” de cada postagem em determinado período.
– Vendas Diretas – “Cliques no site”, “Outbond clicks” e “Abertura de produtos”
Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância de nos atentarmos para as métricas que nos informam os dias e horários de maior engajamento do nosso público, a fim de darmos preferência aos mesmos quando estivermos agendando a postagem do nosso conteúdo.

Calendário de postagens:

Falando em agendamento das postagens, é imprescindível a organização e o planejamento de todo conteúdo a ser postado.
Se você quer trabalhar corretamente o marketing da sua empresa, de forma estratégica, como deve ser, então tem que parar de fazer posts aleatórios, em cima da hora, e começar a planejar tudo com antecedência, de forma organizada e com propósito. Por isso ter um registro eficaz (seja através de um planner, agenda, calendário ou planilha) de como será realizado o trabalho envolvendo determinado assunto (formato, abordagem, dia e horário a ser postado) é essencial para se obter os resultados almejados.
Vale lembrar que você não precisa tratar de inúmeros e diferenciados assuntos a cada vez que apresentar um conteúdo. Crie uma estratégia de abordagem diferenciada na apresentação de um certo assunto. Você pode falar de 1 único tema de formas distintas, sob perspectivas diferenciadas ao invés de tratar de mil assuntos diferentes a cada post. Dessa forma poderá esclarecer muito mais dúvidas, trabalhar de forma detalhada determinado tema.
E engana-se quem pensa que aqueles que têm resultado nas redes sociais “deram sorte”. A grama do vizinho parece mais verde que a sua? Certamente é porque ele se preparou e separou tempo para cuidar de tudo. Será que você faz a mesma coisa? O mesmo vale para as redes sociais e tantas outras áreas de nossas vidas. Vemos apenas os resultados, sem avaliarmos o tempo investido naquilo.
Então da próxima vez que for preparar seus posts, lembre-se de compreender sua audiência, planejar seu conteúdo e preparar com antecedência tudo o que for necessário para atingir suas metas.
Gostou? Fez sentido para você? Deixe seu comentário sobre esse assunto e sua sugestão de outros temas mais que você gostaria de ver por aqui!
Published On: 17 de janeiro de 2021 / Categories: Sem categoria /

Se inscreva e receba conteúdos exclusivos

Fique por dentro das novidades, tendências e insights compartilhados por nós.