Você já se indagou se vale a pena pagar uma “Promoção” de postagem para impulsioná-la nas suas redes sociais?
Recentemente fizemos uma pesquisa em nossos Stories e, acredite, 69% das pessoas responderam que NÃO patrocinam suas postagens.
As redes sociais, como já falamos aqui anteriormente, são uma excelente ferramenta para a expansão dos negócios. Trata-se de plataformas gratuitas nas quais o público vêm crescendo exponencialmente, e onde muitas empresas podem se posicionar socialmente, apresentar seus produtos e serviços, serem encontradas e conhecidas.
Mas se tenho a possibilidade de uma interação orgânica e gratuita nessas plataformas, por que, então, eu deveria pagar anunciando postagens, especialmente no Instagram e Facebook?
Ocorre que com as mudanças constantes que as empresas de Mark Zuckerberg vem passando, os algorítimos, isto é, aqueles mecanismos que avaliam o interesse (engajamento) por suas postagens e conta para liberar sua visualização para mais pessoas, nos força cada vez mais a produzir conteúdos relevantes, interessantes e que chamem a atenção do nosso público-alvo.
Além disso, nas redes sociais a sua concorrência não é apenas por conta dos outros produtos similares que estão sendo ali vendidos, mas também pela atenção das pessoas, que estão sendo bombardeadas com imagens e vídeos diversos. Por isso muito importante direcionar suas postagens estratégicas para o seu público-alvo, de acordo com a persona estabelecida em sua pesquisa. Trata-se de uma estratégia de marketing!
Direcionamento
Para que mais pessoas (personas, de preferência) tenham acesso às mesmas, o uso dos posts patrocinados torna-se um grande aliado nas ações de marketing digital! Mas para isso é importante compreender a real necessidade desse cliente que você quer atingir; suas vontades, desejos e principalmente as suas dores. Assim será possível entender melhor o seu interesse e como captar sua atenção.
Existem diversas possibilidades de direcionamento, e principalmente de filtro para atingir as pessoas certas em sua campanha, seja em relação ao gênero, idade, localização, gostos, preferências, e até mesmo a negativa disso tudo. Você pode até mesmo focar em pessoas que ocupam determinados cargos estratégicos em empresas que possam se tornar suas clientes, ou em profissionais que estejam em busca de soluções como aquela que você tem a apresentar; pessoas que têm interesse em esportes outdoor já que seu produto é voltado para aventuras na natureza, ou quem sabe mulheres entre 30 e 40 anos que gostem de café porque você tem uma cafeteria?
Sim, você pode filtrar com muita precisão e direcionamento o seu público-alvo, atingindo pessoas que têm o perfil de nosso avatar, de nosso consumidor, e assim obter melhores resultados nesse retorno.
Planejamento
Com os posts pagos podemos direcionar a reação das pessoas para o WhatsApp, para o site da empresa (compra direta, por exemplo), para o perfil da rede social, para o Direct Message… Tudo dependerá de sua estratégia e planejamento de ação!
O plano que resultará na (re)ação das pessoas atingidas vai depender de sua intenção e interesse com o patrocínio de determinado post.
-
Quer tornar sua marca mais conhecida? Foque BrandAwareness (que por sinal deve ser o primeiro passo de uma empresa);
-
Pretende realizar uma venda direta? Considere direcionar o cliente para a página específica em seu site;
-
Está em busca de mais seguidores para suas redes sociais? Faça o direcionamento do “Saiba mais” para as mesmas…
Você pode, inclusive, escolher onde seu anúncio aparecerá (Mobile, Desktop, Instagram, Facebook, propaganda em jogos, etc.).
Portanto, é imprescindível que antes de começar a fazer anúncios pagos, sejam definidos, de forma clara, seus objetivos com essa atuação.
(Não) “Promover Publicação”
Para “facilitar” a sua vida o Instagram e o Facebook contam com botões de “promoção de publicação” que atuam de forma prática, fácil e “instantânea”. Bom, né? Só que não… Grande equívoco!
De forma alguma você deve se valer dessas postagens “automáticas”, oferecidas pelas redes sociais. Isto porque através delas você fica completamente limitado no seu direcionamento, não tendo um resultado eficaz!
É imprescindível que você faça toda a seleção de conteúdo, filtrando e direcionando informações que definam o exato perfil (sexo, idade, interesses, geolocalização, etc.) das pessoas que visualizarão sua postagem paga, a fim de que você tenha o melhor retorno possível desse investimento.
E é exatamente isso que essas postagens patrocinadas são (desde que feitas correta e adequadamente): investimento! Pois com elas o retorno acaba sendo muito melhor e maior do que se tem obtido de forma orgânica.
Imagem
No Instagram é possível patrocinar foto, vídeo, carrossel de imagens e até mesmo Stories.
Uma das políticas do Facebook e do Instagram quanto às imagens, no entanto, é que as mesmas não podem conter mais do que 20% de texto.
Além disso, sabemos que as redes sociais estão diretamente relacionadas à captação da atenção por meio do visual, então sempre que patrocinar uma imagem, escolha algo atrativo, profissional e que desperte o interesse do seu público.
Confira abaixo os detalhamentos de cada postagem:
a. Fotos:
– Formato .jpeg ou .png;
– Legenda com 125 a 2.200 caracteres;
– Tamanhos: 1080 x 1080 pixels (quadrado) ou 1200 x 628 pixels (paisagem), com resolução mínima de 600 x 600 pixels.
b. Carrossel:
– Aplicam-se as mesmas regras acima, sendo que é possível adicionar de 2 a 10 fotos por postagem.
c. Vídeo:
– Duração de 60 segundos;
– Tamanho: 1080 x 1080 pixels (quadrados) ou 1200 x 628 pixels (paisagem), com resolução mínima de 600 x 600 pixels.
d. Stories:
– Formatos: .mp4 ou .mov para vídeo, e .jpeg ou .png para foto;
– Duração de 15 segundos;
– Tamanhos: máximo de 30MB para fotos e de 4GB para vídeos, com resolução de 1080 x 1920, com mínimo de 600 x 1067.
Hashtags
Hashtags são essenciais! Elas nada mais são do que palavras-chave em forma de hyperlink, capazes de direcionar o seu conteúdo.
Por isso, utilize sempre as hashtags estratégicas para o seu segmento, juntamente com a da sua própria marca/brand.
Conclusão
Planeje-se financeiramente para patrocinar postagens de acordo com sua estratégica de negócios e de marketing dentro do seu mercado, a fim de atingir as pessoas certas e colher os bons frutos de um trabalho realizado com dedicação e seriedade!